quarta-feira, 19 de setembro de 2012

janick gers

Janick Robert Gers, mais conhecido como Janick Gers (Hartlepool, Inglaterra, 27 de Janeiro de 1957) é um guitarrista inglês, membro do grupo de heavy metal britânico Iron Maiden. Ele é o mais velho de três irmãos (ele tem um irmão e uma irmã mais novos). Seu nome tem uma origem polonesa mais profunda que parece: "Meu pai entrou para a marinha polonesa, foi assim que ele chegou até a Inglaterra, onde conheceu minha mãe." Explica ele "Ele entrou para a marinha britânica logo depois de se casar com ela e, mais tarde, entrou para a marinha mercante.
Quando eu nasci ele ainda estava no mar fazendo seu primeiro ano, então teve que parar e retornar. Havia muitos poloneses vivendo naquela área, porque tinha muitas docas em Hartlepool. Foi assim que meus pais se conheceram."
Quando criança as atividades do pequeno Jan era "natação, futebol e música – nessa ordem.
Janick ingressou no Iron Maiden em 1989, a convite do vocalista Bruce Dickinson, para substituir Adrian Smith, que deixou a banda na época para seguir carreira solo.
Gers é conhecido por sua marcante presença de palco e também pelos solos extremamente rápidos e dificeis de serem executados ; nos shows gosta muito de pular, correr de um lado a outro, jogar o instrumento para o alto e batê-lo nas paredes. Como guitarrista, Gers mostra uma sonoridade mais pesada, como na canção 2 Minutes to Midnight, onde o baixista e fundador Steve Harris prefere o estilo próprio de Janick Gers à versão original. O guitarrista também fez parte da Ian Gillan Band, ex-banda do vocalista do Deep Purple, além de tocar com Bruce Dickinson em sua carreira solo.
Janick divide opiniões entre os fãs da banda. De um lado, é idolatrado por sua presença de palco, técnica e carisma. De outro, é odiado por ter substituído Adrian Smith em sua saída em 1990. Janick ainda faz parte do grupo, mesmo com o retorno de Adrian Smith em 1999, fazendo com que a banda possua três guitarristas: Smith, Gers e Dave Murray, além dos outros integrantes: Bruce Dickinson (vocalista), Steve Harris (baixista) e Nicko McBrain (baterista do grupo desde 1982).

Discografia

White Spirit

Gillan


Bruce Dickinson

Iron Maiden

Nenhum comentário:

Postar um comentário